Portugal está em 3º lugar do ranking dos países mais seguros do Mundo em 2019.

Portugal é um dos países mais seguros do mundo segundo o Global Peace Index – (Instituto que mede Índice Global de Paz). Porquê Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo?

A Islândia continua sendo o país mais pacífico do mundo, uma posição que ocupa desde 2008. Ela é acompanhada no topo do índice pela Nova Zelândia, Áustria, Portugal e Dinamarca. Segundo o Instituto, Portugal é o terceiro país mais pacífico do Mundo.

O Instituto leva em consideração 23 fatores, dentre eles: Conflitos Internos, Instabilidade Política, Níveis de Violência, e Militarização.

Além de Portugal, o pódio está com Islândia, seguido de Nova Zelândia. Houve uma melhora de Portugal, incluindo importação de armas, número de agentes de segurança interna e de policiais por 100 mil habitantes, dos 23, Portugal melhorou em 12, e não houve piora alguma nos demais indicadores, o que fez com o país subisse no ranking de paz.

– Em 2013, Portugal ocupava o 18º lugar. 

Inclui os dados sobre bem-estar e percepções de paz. Os relatórios mostram que houve um aumento nos sentimentos médios de satisfação e bem-estar da vida, percepções de segurança e confiança na polícia e nas forças armadas locais, apesar da última década ter mostrado um declínio na paz em todo o mundo.

Classifica 163 países (99,7% da população mundial)

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, argumentou na passada quarta-feira que Portugal tem evoluído “muito significativamente” ao nível da segurança e é considerado o 3º país mais seguro, segundo o Índice Global de Paz.

HOJE PORTUGAL ESTÁ EM 3º LUGAR

Para o Ministro, esta evolução deve-se ao investimento e sintonia entre a GNR, PSP, e SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), e Polícia Judiciária, o que certamente colaborou para obter melhores resultados. Hoje a GNR conta com cerca de 23 mil homens e mulheres muito bem treinados e que muitas vezes trabalham em condições muito difíceis e que dão o melhor pela segurança dos portugueses.

É notório que nos últimos anos a imagem de Portugal subiu muito perante o mundo, e há total interesse em estar entre os melhores.

Homens e mulheres em países mais pacíficos têm maior probabilidade de relatar que se sentem seguros andando sozinhos à noite do que pessoas em países menos pacíficos. Há também um maior nível de confiança na polícia em sociedades mais pacíficas.

Apesar da melhoria deste ano, o mundo permanece consideravelmente menos pacífico agora do que há uma década atrás, com o nível médio de paz se deteriorando em 3,78% desde 2008. A paz global melhorou apenas nos últimos três anos. Uma ampla gama de fatores levou à queda da paz na última década, incluindo o aumento da atividade terrorista, a intensificação de conflitos no Oriente Médio, o aumento das tensões regionais na Europa Oriental e no nordeste da Ásia, o aumento do número de refugiados e o aumento das tensões políticas na Europa e os EUA.

Essa deterioração foi parcialmente compensada por melhorias em muitas das medidas do domínio Militarização do GPI. Houve uma redução consistente nas despesas militares como porcentagem do PIB para a maioria dos países, bem como uma queda na taxa de pessoal das forças armadas na maioria dos países do mundo.

Foi a primeira vez que o índice melhorou nos últimos cinco anos. A pontuação média do país melhorou em -0,09%, com 86 países melhorando e 76 registrando deteriorações.

 

 

A Europa continua a dominar o topo do índice, representando 17 dos 25 países mais pacíficos.

 

 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *