Advogado Responsável

Declaração de Autoria

Eu, Dr. Rodrigo Lopes, advogado luso-brasileiro devidamente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados Portugueses e responsável pela DNA Cidadania, declaro a minha autoria sobre todo o conteúdo produzido neste site, assim como em nossos vídeos, e-mails, posts em redes sociais e artigos do blog, referentes a processos de nacionalidade e/ou matérias relacionadas.

Com mais de 10 anos de experiência em nacionalidade portuguesa e italiana, além de minha pós-graduação em divórcio e direito de família pela Faculdade de Direito de Coimbra, busco compartilhar conhecimento gratuito e de utilidade pública. Acredito na democratização da informação e na importância de levar esse conhecimento ao público de forma coletiva.

Ressaltamos que nosso conteúdo tem caráter informativo, não sendo considerado consulta jurídica. Cada caso é único e deve ser tratado individualmente e com total sigilo profissional. Além disso, alguns artigos específicos do blog podem conter minha opinião pessoal, como indivíduo e profissional do direito.

Defendemos o direito fundamental de todos os seres humanos de terem acesso e participarem ativamente do seu ambiente, sem discriminação ou preconceito. Acreditamos que a democratização da informação é a base de uma sociedade saudável e a chave para o desenvolvimento é através da educação.

Meu dever como advogado é alertar, informar e auxiliar aqueles que têm direito à nacionalidade portuguesa, seja fornecendo informações, seja atuando em sua representação perante os órgãos portugueses. Temos o compromisso moral de acabar com o monopólio e oligopólio da informação, fortalecendo a pluralidade de ideias através da comunicação pública e comunitária, rompendo com visões estatais e políticas restritivas.

Essa postura é o que chamamos de inclusão social, onde buscamos combater a exclusão dos benefícios da vida em sociedade, provocada por diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero e preconceitos raciais ou sociais.

Nossa missão é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, tornando a cidadania uma realidade para aqueles que têm direito a ela. Acreditamos no poder transformador da inclusão social e, através da nossa atuação, buscamos construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Dr. Rodrigo Lopes – advogado