Enem Brasil, como estudar em Portugal

Como estudar em Portugal com as notas do ENEM? 48 UNIVERSIDADES!

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1584366421461{margin-bottom: 0px !important;}”]

COMO USAR AS NOTAS DO ENEM PARA ESTUDAR EM PORTUGAL?

A DNA Cidadania, sempre preocupada em levar informações relevantes, claras e precisas, resolveu escrever mais este artigo para ajudar as famílias que estão em busca de mais qualidade de vida, e neste artigo vamos falar sobre estudo em Portugal utilizando as Notas do ENEM. Leia com atenção!

Quando estamos no ensino médio, já existe aquela pressão em relação a faculdade que iremos fazer, pois desde os primórdios reza a tradição que o sucesso está intimamente ligado ao grau de conhecimento que obtemos na vida, ou ao grau acadêmico, bem como a carreira profissional que iremos seguir, então resolvemos esclarecer aqui todas as dúvidas relacionadas a estudar em Portugal, e as notas do ENEM!

Como já devem saber, os brasileiros que prestam ENEM e tem notas suficientes podem ingressar na faculdade em Portugal. E se tiver algum portugues na família ainda pode conseguir a Cidadania Portuguesa e ainda pagar mensalidades bem mais baratas que no Brasil, mas atenção, tudo isso vai depender da sua Organização & Método. Tudo na vida requer Preparação, que somada a Oportunidade, gera a Sorte!

Como tudo isso funciona?

Bom, se você não sabe por onde começar este artigo é para você, é a bússola que certamente irá te ajudar  com as questões fundamentais, como por exemplo, calcular a sua nota!

Se quer descobrir se tem direito à Cidadania Portuguesa (se quer saber clique aqui). Porque? Leia até o fim que vai descobrir…

Seus pais vão gostar, pois sua faculdade sairá muito mais em conta e as portas das oportunidades se abrirão!

O que é o ENEM?

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio (antigo colegial), de todas as escolas do Brasil, tanto da rede pública quanto da rede privada.

O ENEM não é obrigatório, mas servem para aqueles que querem estudar, que pretendem entrar por exemplo numa Universidade Federal, pois só poderão disputar uma vaga se tiverem feito o ENEM.

Então, pode não ser obrigatório do ponto de vista legal, mas do ponto de vista acadêmico te obriga a fazer, pois a sua nota definirá o curso e a faculdade.

Se você quer entrar numa faculdade em Portugal precisa, ou melhor, é obrigado a ter a nota do ENEM (documento que comprove) para se candidatar.

As Universidades Federais no Brasil usam o ENEM como critério de seleção, e é por este motivo que é possível também ingressar numa faculdade em Portugal.

Atualmente são cerca de 48 faculdades em Portugal que aceitam em seu processo de seleção os estudantes brasileiros com notas do ENEM.

Como é o critério de ingresso ao ensino superior português?

Os estudantes portugueses devem fazer uma prova, chamada de Exame Nacional no 12º ano do ensino médio para poderem ingressar num curso de graduação (faculdade).

Como no Brasil, os estudantes brasileiros passaram a utilizar as notas do ENEM para entrar numa faculdade em Portugal. As notas do ENEM têm pesos diferentes para cada curso.

A partir de 2014, a legislação portuguesa passou por algumas alterações, e com isso permitiu que as universidades incluíssem processos seletivos para estrangeiros.

A partir de então, algumas instituições de ensino superior firmaram acordo com Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil), permitindo que brasileiros aproveitassem a nota do Enem entrar na nessas instituições portuguesas.

Ao abrigo desse protocolo o INEP faculta à Universidade o acesso à base de dados do ENEM para efeitos de validação de resultados dos candidatos ao processo seletivo.

Como se inscrever?

Você deve comprovar que concluiu o Ensino Médio no Brasil (certificado de conclusão de curso + enem).

O prazos para inscrições, denominados de candidaturas, são três. As inscrições são feitas online! Existem algumas regras: Ser estrangeiro e não residir em Portugal há mais de 2 anos.

Caso você seja cidadão europeu (tenha a dupla nacionalidade), o seu processo será outro, e os valores da faculdade serão bem menores (até 1/5 do valor) que os de estrangeiros brasileiros.

Pergunta: Mas como brasileiro não posso pagar como europeu? Leia até o fim para entender melhor… Daremos uma dica no fim do artigo!

A Universidades portuguesas, mesmo as públicas, não são gratuitas e os alunos pagam mensalidades/propinas/anuidades para frequentar os cursos.

  • Os alunos portugueses ou nacionais de países da União Europeia têm parte de seus estudos subsidiados pelo Estado Português.
  • Os alunos internacionais (nacionais de países de fora da União Europeia) não beneficiam destes subsídios; portanto pagam valores diferentes dos estudantes nacionais.

FASES DAS CANDIDATURAS:
1ª fase: janeiro e fevereiro – mais importante!
2ª fase: março e abril;
3ª fase: de maio a julho. vagas que sobram!

Quais os Documentos Necessários?

  • Passaporte – Cópia do documento de identificação;
  • Histórico escolar e Certificado de conclusão de ensino médio;
  • Documento com as notas do ENEM (tiradas do site do INEP).;
  • Formulário de Declaração sob compromisso de honra.
  • Visto de Estudante – Obrigatório

Como tudo é feito online, todos os documentos deverão ser digitalizados e salvos em PDF antes de serem enviados através do sistema.

As provas de ingresso (exames nacionais) serão substituídas pelo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio,?e exigem um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas.

Como Calcular a Minha Nota?

Como fazer a Conversão da Nota do Enem para Portugal?

A nota mínima de candidatura para os curso de graduação, por exemplo na UC – Universidade de Coimbra, é de 120 valores na escala portuguesa de 0-200, que equivale a 600 na escala do ENEM.

O curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária, porém, requer nota mínima de 140 valores na escala portuguesa de 0-200, que equivale a 700 na escala do ENEM.

Para verificar se sua nota do ENEM atende aos requisitos mínimos para se candidatar a uma graduação, utilize a calculadora automática da UC ou calcule manualmente a sua nota.

CALCULADORA AUTOMÁTICA

CÁLCULO MANUAL

Calcule a média geral das suas notas no ENEM:
C HUM – Ciências Humanas e suas Tecnologias
C NAT – Ciências da Natureza e suas tecnologias
LING – Linguagens, Códigos e suas tecnologia
MAT – Matemática e suas tecnologias
RED – Redação

Média das notas no ENEM: (RED+MAT+C NAT +C HUM+LING) / 5

Alguns cursos referem esta nota como a “Nota Global do ENEM

Verifique se pode se candidatar

Atenção: As notas apresentadas abaixo são exemplos e podem mudar de ano para ano, e servem para mostrar que significa que tem os requisitos mínimos para candidatura. No exemplo com simulação de verificação se a nota do ENEM atende aos requisitos mínimos para candidatura da faculdade de Engenharia Civil e Direito:

– C HUM 760
– C NAT 450
– LING 630
– MAT 500
– RED 960

Nota do ENEM: (960+740+650 +760+630) / 5 = 660 (Direito e Engenharia)

Sempre deve consultar a Tabela de Ponderação, que  leva em consideração a contribuição (peso) de cada nota. Por exemplo:

Curso de Direito
Tabela de Ponderação =  Redação: 45% + Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45% + MG (Média Geral) do ENEM: 10%

Fórmula da Nota = (RED*45+C HUM*45+MG ENEM*10)/100

Agora precisará converter para a escala de notas portuguesa, de 0 a 200 pontos.

A formula é simples:
Nota Final = Nota do Curso Escolhido * 200/1000

Como usar as Notas do Enem? Leia os editais das faculdades!

– ATENÇÃO: A escala de classificação portuguesa 0-200 é adotada em grande parte dos casos. Isso quer dizer que a pontuação do Enem, que a escala é de 0-1000, será dividida por cinco, conforme a imagem abaixo:

– ATENÇÃO: De um modo geral as faculdades aceitam candidaturas de estudantes brasileiros que fizerem o ENEM em 2019 ou que o tenham feito nos 3 anos anteriores e que tenham diploma do Ensino Médio.

– Você pode utilizar a sua nota do ENEM de 1 das 3 últimas edições do exame realizado pelo INEP.

Investimentos e Gastos

Em Portugal existem taxas de candidatura, que variam de 20€ a 110€ (euros), e também podem ser isentos de taxa, precisa consultar previamente.

Alguns cursos exigem provas de aptidão física, por isso exame médico se faz necessário.

Os valores anuais podem variar de 1200 euros até 15 mil euros, vai depender do curso escolhido. Os melhores podem concorrer a Bolsas de Estudo, que podem diminuir consideravelmente o valor.

Quando for colocar os custos na ponta do lápis, deverá incluir obviamente, o custo com moradia (quarto ou alojamento), alimentação, vestuário, transporte (cartão mensal de transporte), material escolar, academia (ginásio), lazer e demais despesas inerentes ao dia a dia do estudante, e isso é muito relativo, vai depender do bolso de cada família, podendo ter uma média baixa de 400 a 800 euros por mês.

Cada faculdade tem o seu valor de propina (mensalidade), segue o rol de faculdades que aceitam alunos brasileiros com as notas do ENEM:

– O ROL das 48 UNIVERSIDADES que aceitam o ENEM:

  1. Universidade de Coimbra (UC)2. Universidade do Algarve (UAlg)3. Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)4. Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)5. Instituto Politécnico do Porto (P.Porto)6. Instituto Politécnico Portalegre (IPP)7. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)8. Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)

    9. Universidade de Aveiro (UA)

    10. Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

    11. Universidade de Lisboa (ULisboa)

    12. Universidade do Porto (U.Porto)

    13. Universidade da Madeira (UMa)

    14. Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

    15. Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem)

    16. Universidade dos Açores (UAc)

    17. Universidade da Beira Interior (UBI)

    18. Universidade do Minho

    19. Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu)

    20. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Universidade Lusófona)

    21. Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)

    22. Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

    23. Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

    24. Universidade Lusófona do Porto (ULP)

    25. Universidade Portucalense (UPT)

    26. Instituto Universitário da Maia (Ismai)

    27. Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)

    28. Universidade Católica Portuguesa (UCP)

    29. Universidade Fernando Pessoa (UFP)

    30. Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

    31. Instituto Leonardo da Vinci (ILV)

    32. Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Essa)

    33. Universidade Lusíada – Norte

    34. Universidade Lusíada

    35. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)

    36. Escola Superior Artística do Porto (Esap)

    37. Universidade Europeia

    38. Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL)

    39. Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP)

    40. Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)

    41. Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso)

    42. Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe)

    43. Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Ismat)

    44. Instituto Superior Dom Dinis (Isdom)

    45. Instituto Superior de Gestão (ISG)

    46. Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Isla Santarém)

    47. Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia (Isla Gaia)

    48. Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) de Lisboa

Atenção: Consulte sempre a nota de corte disponível nos sites das faculdades, pois estas mudam todo o ano.

Agora que você já tem uma noção geral, vamos especificar um pouco. As inscrições nas faculdades iniciam em janeiro e fevereiro em algumas universidades e final de maio em outras. Os valores dependem da faculdade e do curso, os cursos com laboratório, obviamente, são mais caros.

Nem todos os cursos precisam somente do ENEM, existem alguns cursos devem cumprir certos requisitos, como por exemplo, música. Em Portugal os ensinos podem ser articulados durante o ensino fundamental, então quando chega no ensino médio, o aluno já escolhe uma área específica para estudar, e música é uma delas, pois deve-se saber, por exemplo, ler partituras.

Nos Conservatórios de Música fazem provas de admissão, e nessa hora separa quem sabe de quem não sabe!

Para saber ao certo deve ler o EDITAL do curso desejado. Para ingressar numa faculdade de música deve ter uma base em música, que Portugal é estimulado desde cedo.

A maioria dos cursos você poderá ser admitido sem o cumprimento de pré-requisito, os mais comuns são: Direito, Engenharia, Turismo, Marketing, Gestão, Bioquímica, Desporto, dentre outros. Medicina já não é possível, pois lei portuguesa não permite.

Somente estudantes europeus têm o direito de estudar medicina em Portugal.

Os estudantes europeus são considerados estudantes nacionais, portanto têm acesso ao curso de medicina em Portugal:

Brasileiros residentes legalmente em Portugal há mais de dois anos gozam do estatuto de igualdade.

Ou seja, quem tem CIDADANIA PORTUGUESA, poderá ingressar como Cidadão Europeu e pagar preços muito inferiores! 

 

Clique na foto para saber se tem direito à Cidadania Portuguesa!

Quem pode se inscrever numa faculdade portuguesa?

  1. Quem tem o ensino médio concluído;
  2. Não poderá se inscrever como cidadão europeu e sim como estrangeiro.
  3. Não residir há mais de 2 anos em Portugal (data da expedição da autorização de residência).

OBS: Caso seja cidadão portuguesa, ou tenha qualquer dupla nacionalidade europeia (italiana por exemplo), e resida há mais de 2 anos em Portugal, poderá ingressar como os nacionais, com exame nacional ou concurso. Existe também a prova para acima de 23 anos.

Compete às Universidades, ?conforme previsto na legislação em vigor, a organização integral do processo de seleção de candidatos maiores de 23 anos não titulares de habilitação de acesso ao ensino superior.

Estudar em Portugal vale a pena?

COM CERTEZA! As universidades em Portugal são muito boas, e muitas estão na lista de melhores universidades da Europa.

Certamente será uma grande oportunidade para o desenvolver todo o seu potencia pessoal e profissional, e além das amizades que certamente fará com pessoas do mundo todo, terá contato com diversos idiomas, eventos, passeios, festas e muito mais…

Tudo o que não verá se ficar no seu quadrado no Brasil! Empreenda sua vida, Empreenda você!

Caso tenha uma chance de estudar longe do Brasil, analise, pondere com sua família essa possibilidade, pois o tempo passa muito rápido e você poderá se arrepender por não ter se permitido.

Bons Estudos![/vc_column_text][mk_button corner_style=”full_rounded” size=”xx-large” icon=”mk-icon-graduation-cap” icon_anim=”side” url=”https://dnacidadania.com.br/antigo/quero-minha-cidadania-portuguesa/” target=”_blank” nofollow=”true” align=”center” fullwidth=”true”]Quero Minha Cidadania Portuguesa[/mk_button][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]