O Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Você está visitando Lisboa? Considere visitar o Mosteiro dos Jerónimos. Você terá uma experiência inesquecível num dos lugares mais bonitos da capital portuguesa. O local é um dos pontos turísticos mais importantes de Portugal.

A região teve bastante importância para a navegação portuguesa. Foi daqui que grandes navegadores saíram para desbravar os mares, descobrir novos mundos e assim colocar Portugal no centro do globo.

A edificação é classificada como Monumento Nacional desde 1907 e Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1983. Em 7 de julho de 2007, foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal. A atração turística recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Conheça um pouco mais sobre o Mosteiro dos Jerónimos para aproveitar melhor o seu passeio.

História

Inicialmente, o local era uma aldeia chamada Restelo, à margem do Rio Tejo, era afastada da cidade de Lisboa. A região cresceu com o comércio marítimo e produção naval devido ao posicionamento estratégico e facilidade para a passagem de navios.

Em 1452, o Infante Dom Henrique ordenou a construção da Ermida de Santa Maria de Belém junto com outras melhorias, como canalização de água, moradias e áreas agrícolas. A igreja, então, confiada à Ordem de Cristo serviu de apoio espiritual para os navegadores, como Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama, antes das viagens pelos mares.

Claustro

A construção do Mosteiro dos Jerónimos foi solicitada à Santa Sé pelo rei D. Manuel no lugar da ermida em 1496. A obra começou a ser erguida em 6 de janeiro de 1501 ou 1502, não se sabe ao certo o ano. A finalização do Mosteiro levou mais de cem anos e teve vários arquitetos de renome dirigindo a obra, como Diogo de Boitaca e João de Castilho.

Em 1518, o rei D. Manuel I registrou em testamento e fez da igreja o seu próprio panteão, onde está enterrado.

Arquitetura 

O Mosteiro de Santa Maria de Belém, como também é conhecido, o seu primeiro nome, é uma obra-prima da arquitetura portuguesa. Como levou mais de cem anos para ser concluída, a obra contou com vários arquitetos e mestres de obras ao longo do período, por isso, o estilo arquitetônico difere em cada momento  e partes da construção.

Claustro e confessionários à direita

Em suma, o Mosteiro dos Jerónimos é composto pela arquitetura de estilo gótico tardio do final do século XV e início do XVI, com ornamentos que saem das colunas e se cruzam no teto, e classicismo renascentista.

Fachada do Portal Sul do mosteiro dos Jerônimos
Fachada do Portal Sul

A fachada do Portal Sul, por exemplo, foi projetada por Diogo de Boitaca. Ela faz referência a História Sagrada. Nossa Senhora de Belém está ao centro com o menino Jesus. No topo, está o arcanjo São Miguel e eles estão rodeados por apóstolos, profetas, doutores e santas da Igreja Católica.

Dessa forma, toda a fachada é composta por personagens da igreja e da história portuguesa muito bem dispostos formando um belo conjunto. 

O que você vai encontrar no Mosteiro dos Jerônimos?

O Mosteiro dos Jerónimos é repleto de histórias portugueses e bíblicas. Há obras de arte, decorações, pinturas e imagens de grandes figuras do passado de Portugal e da Igreja. Em cada canto, é possível conhecer um pouco sobre a história.

Túmulo de Vasco da Gama no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
Túmulo de Vasco da Gama

O local também serve de mausoléu para grandes personalidades da história portuguesa. 

Túmulo de Luís Vaz de Camões no O Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
Túmulo de Luís Vaz de Camões

Aqui, você verá túmulos  como do poeta português Luís Vaz de Camões e do navegador e explorador português Vasco da Gama. Também encontram-se aqui os restos mortais de Alexandre Herculano, jornalista, escritor, historiador e poeta romântico português e de Fernando Pessoa, escritor e poeta. Como não poderia faltar, estão sepultados aqui muitos reis de Portugal como D. Manuel, rei de Portugal; D. Sebastião e dos descendentes de D. João III e mais uma porção de pessoas que escreveram a história de Portugal.

Localização do Mosteiro dos Jerônimos

O mosteiro está localizado na freguesia de Belém, em frente ao Jardim da Praça do Império. Se você visitar o monumento, aproveite para passar nos Pastéis de Belém que é muito próximo. Uma vez lá, experimente os maravilhosos doces feitos com nata. Um pouco mais à frente, à margem do Rio Tejo, está a Torre de Belém, outra importante atração turística de Lisboa. É possível visitar uma e na sequência visitar a outra, com pausa para um café e um Pastel de Belém.

Jardim do Mosteiro

Como chegar

Para chegar ao mosteiro ? muito fácil. cal, basta pegar um ônibus das linhas: 28, 727, 729, 714 e 751. Já para chegar  de elétrico, pegue o número 15. E se preferir utilizar o trem, desça na estação de Belém.

Visitação, horário e preços

O Mosteiro dos Jerónimos funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, de outubro a abril, e de maio a setembro, das 10h às 18h30. Ele permanece fechado às segundas-feiras e nos seguintes feriados: dia 1º de janeiro, no domingo de Páscoa, no 1º de maio, 13 de junho e 25 de dezembro. O ingresso custa €10 e a entrada é livre (grátis) no primeiro domingo de cada mês e para crianças de até 12 anos.

Depois de ter lido este texto e conhecido um pouco sobre o Mosteiro dos Jerónimos, esperamos que você aproveite ainda mais o seu passeio por este incrível cartão postal de Lisboa e faça dele um momento inesquecível na sua vida.

Somos referência em processos de Cidadania Portuguesa, Italiana e Espanhola.

Leia também

Acompanhe seu processo de cidadania, acesse nossa plataforma online.